Afinal o que é a auto-estima?


O tema do blog é a auto-estima e amor próprio, antes de colocar artigos mais específicos com dicas e afins, acho que é melhor reflectirmos sobre o que é isso?

Afinal o que é a auto-estima?

Sempre fui uma pessoa alegre, cheia de vida e persistente… Mas muitas vezes questionei-me sobre o que é a auto-estima.

Dizem que é sentirmo-nos bonito(a)s. Mas afinal o que define a beleza?

Quando eu era pequena, gostava muito de correr e brincar, os meus companheiros de brincadeiras eram os meus primos e vizinhos, a maioria rapazes. Nas festas e eventos corriam feitos doidos, uns atrás dos outros e eu fazia o mesmo. Infelizmente, era quase sempre travada por alguma mulher da idade da minha avó que me dizia: “As meninas bonitas não correm atrás dos moços”. E eu pensava para mim: “Não quero ser uma menina bonita, só quero brincar? Qual é o mal?”.
E consoante o meu estado de espírito, reagia de uma destas duas formas:
Ou ficava sentada ao lado da senhora, a admirar a felicidade dos rapazes e a questionar-me se ser uma menina bonita era ficar ali sentadinha e usar vestidinhos, então ser bonita era uma seca. Porque é que só me travavam a mim e não a eles? Mais parecia que eu tinha cometido algum crime.
Ou então, mandava a senhora ir apanhar favas (mentalmente, claro) e continuava a correr atrás deles ainda mais depressa e entusiasmada por quebrar as regras. Porque é que deve vez enquanto não podemos ser malucas, brutas e politicamente incorrectas? É saudável!

Esta definição de menina bonita sempre me confundiu. Até porque o que é belo para uns, não o é para outros. Podes ter uma multidão a gritar que és giro(a) e a mandar piropos para ti, mas se não acreditas nisso, de nada vale.

Isto pode soar um pouco cliché, mas acho a beleza física sobrevalorizada e as relações amorosas também. Crescemos na fantasia de encontrarmos alguém perfeito que nos satisfaça todas as necessidades, que nos faça sentir menos sós e que nos ajude a gostarmos mais de nós próprios. Grande Ilusão… Um dia, vi um quadro onde dizia em espanhol:” O primeiro amor de uma mulher deveria ser o amor-próprio”. Não só das mulheres, mas também dos homens!



Já imaginaram como seria se em pequenos nos elogiassem mais pela personalidade, feitos, esforço e nos incentivassem a procurar o amor-próprio e não o dos outros? Como seria o dia em que descobririas que não és fraco(a), incompetente como tantas vezes te criticas? O dia em que olhaste ao espelho e pela primeira vez gostaste do teu reflexo? O dia em que decidiste mudar e tornares-te a pessoa que realmente queres ser? Feliz e valorizado(a).

Mas afinal o que é a auto-estima? Se temos o mesmo corpo todos os dias (ainda que com oscilações de peso e/ou idade/tempo), porque é que num dia achamos que estamos todos giros e prontos para arrasar o mundo e no outro sentimo-nos feios, desanimados e sem vontade de olhar para o espelho? Para mim, seres bonito(a), não implica propriamente seres loira de olhos azuis e mamas arredondadas. Ou moreno de olhos verdes e abdominais trabalhados.
Acredito que as relações são mais do que namorar, casar e ter filhos. Para que serve teres um namorado(a) giro(a) como o caraças se ele(a) não te faz rir, não tem conversas interessantes, não te inspira, não te respeita, não te incluí nos projectos futuros e/ou te faz sair da zona do conforto para evoluíres enquanto pessoa? Beleza física é um regalo para os olhos e pode ser muito lisonjeador falar ou ter intimidade com alguém extremamente atraente. Uma coisa é aproveitar a vida e divertirmo-nos, outra é contentarmo-nos com pouco. Mas e quando te cansares da beleza dele(a) ou ele(a) envelhecerem e deixares de sentir-te atraído(a) por ele(a)? O que resta? O coração, o tipo de personalidade, passatempos em comum… Se não gostares dessa pessoa pelo que ela é ou ela não retribuir os sentimentos, a relação morre. E não há cambalhota que cure isso!

Beleza é sentires que és bonito(a) e tens um coração a condizer. É veres o mundo com um olhar positivo e apaixonado. É arranjaste-te bem, para ti, porque te apeteceu. É trocares um olhar intenso com alguém desconhecido na rua e essa pessoa retribuí-lo. Auto-estima é amares-te a ti próprio(a), apesar de cada cicatriz, defeito, mágoa e dor. É perdoares-te a ti mesmo(a) por não seres perfeito(a), mas tentares ser a melhor versão de ti. É teres a coragem de viver a tua vida tal como queres e não como a sociedade “deseja”. É estares sozinho(a), tirares tempo para ti e sentires-te bem. Resumindo, para mim a auto-estima é ter amor-próprio, aprender a viver só, correr atrás dos sonhos, ser feliz, curar as mágoas e problemas, antes de pensar em correr para os braços de alguém.

Para os patinhos feios e cisnes do mundo…
E especialmente à bela Borboleta que pousou na Acácia e voou…

E tu? O que achas que é a auto-estima para ti? Diz-me a tua opinião.
 


1 comentário: