Timidez: 8 Dicas para a contornares e tentares socializar mais



Sempre me considerei uma pessoa mais reservada e tímida quando conheço outras pessoas numa fase inicial. Ao longo dos anos fui-me dando conta de algumas estratégias que eu e outras pessoas usam para socializar mais e “sair” da casca. Aqui vão elas:

  1-Observa a multidão antes de começares a socializar

Acho que é algo que não perdemos nada em fazer, principalmente se estamos num evento em que não conhecemos alguém. Primeiro dá uma saudação ao pessoal e depois vês como se comportam, analisa a linguagem corporal, quem está com quem, se é alguém sociável ou mais reservado, etc…

   2- Organiza um jantar ou convívio

Ser o anfitrião é um bom pretexto para receber atenção e falar com as pessoas, além de te dar mais confiança. Requer um pouco de responsabilidade, pois tens de organizar tudo e tomar decisões como decidir o local, horas e detalhes como a comida. Algo em tua casa é sempre mais íntimo, mas mais trabalhoso. Se for fora, como num restaurante tens a vantagem de não teres de te preocupar em preparar a comida ou com a arrumação. Nervoso(a)? Pede ajuda a alguém em que confies. Um familiar, amigo(a) ou companheiro(a). Explica o que gostavas de fazer e o que pretendes ao convidar essas pessoas, se estiveres indeciso(a) pede opinião. Não te esqueças de dar a atenção merecida aos teus convidados. Tira um bocadinho para falar com cada um e ninguém se sentir ignorado.

   3- Vais a uma festa ou jantar? Oferece-te para tirar fotos

Hoje em dia temos a vantagem de vivermos num mundo com muita tecnologia. Seja com um telemóvel ou uma máquina XPTO, se estiveres num local e o ambiente for bom, pergunta se querem tirar fotos. Tira-as, aparece nelas também, isso apesar de ser um gesto simples, pode gerar conversas. Mais tarde, combina com o pessoal e envia as fotos. Podes sempre reuni-los e pedir o contacto de todos, conforme o meio que pretendes enviar (Messenger, WhatsApp, E-mail, etc…)

   4- Quebra o gelo com uma piada

Sendo uma pessoa um bocado calada no início de amizades e afins, aprendi a tirar partido do humor para me encaixar e fazer as pessoas rir. Foi algo que surgiu naturalmente e não consigo evitar. Mandar uma piadinha só é aconselhável se te sentir à vontade para isso e sentires que as pessoas à tua volta estão receptivas a isso, se não for a tua onda, opta por outra estratégia. Eis alguns exemplos que podes usar:
Chega um amigo teu de táxi. Podes perguntar: “Então, hoje vens de limusina?”
Chegas atrasado(a) a um almoço? “Bom dia, desculpem o atraso. Ainda chego a tempo ou já comeram a comida toda?”
Tens um momento embaraçoso e quase que cais? “É pá, hoje já não posso beber mais!”

Para quem gosta de piadas secas e gostava de enriquecer a sua cultura humorística, aconselho o canal de youtube: Não queres nada. (Há batalhas com piadas negras e para todos os gostos, os vídeos estão legendados e tudo).

   5- Silêncio embaraçoso? Tira partido das redes sociais para assuntos de conversa
Presta atenção ao que o pessoal publica nos seus perfis. Podem dar bons temas de conversa. Podes até fazer uma lista mental de perguntas, temas que gostavas de falar com essa pessoa. Por exemplo vês que um conhecido viajou até à Alemanha. Quando houver algum momento de silêncio e não souberes do que falar, lembraste-te disso, comentas que viste a foto e perguntas à pessoa sobre a tal viagem.

   6- Dá respostas diferentes e fora do óbvio

   A maioria das conversas são assim:
- Olá tudo bem?
- Sim e contigo?
- Também…

E pronto… Morreu a conversa…

Não precisas de contar a tua vida toda, mas se deres uma resposta diferente e interessante, vais ver que a conversa fluí de outra forma. Isto se a outra pessoa não for daquelas que “corta” a conversa com monossílabos…

Exemplo:
- Olá tudo bem?
- Mais ou menos, ontem tive um pequeno acidente.
- A sério o que aconteceu?
- O carro estava mal travado e começou a andar…
- Txiii… e teve danos?
- Bateu numa árvore, partiu o parachoque. Felizmente ninguém ficou ferido.
- É pá, que cena. Já me aconteceu o mesmo, mas consegui entrar no carro e travá-lo.

Uma conversa bem diferente, não?

   7- Não és de grandes conversas? Podes falar pouco, mas bem

Se não gostas de gastar muito latim, diz o que pensas em poucas frases.
Ou se estiveres muito calado e veres que não interagem muito contigo, escolhe uma pessoa que esteja ao pé de ti e pergunta algo a ela (por exemplo: se está tudo bem com os estudos ou se a comida está boa). Uma simples pergunta pode fazer a outra pessoa sentir-se melhor e que lhe é dada alguma atenção.

Estas são algumas estratégias que têm resultado comigo, atenção todos somos diferentes e muito do que fazemos depende da nossa personalidade e contexto em que estamos. Não desates a dizer piadas negras numa festa em que não conheças minimamente as pessoas (a não ser que sejas alguém confiante, com um humor negro e te estejas a lixar para a opinião dos outros)

   8- Aposta num cartão de visita

Um cartão de visita é algo que vale a pena investir, principalmente se tiveres uma veia empreendedora ou se costumas marcar presença em eventos em que podes conhecer eventuais clientes. É uma forma de começar uma conversa com alguém ou um óptimo pretexto para simplesmente te apresentares à pessoa:

- Olá, chamo-me (o teu nome). Sou (a tua profissão). Aqui tem o meu cartão, se precisar de alguma coisa, entre em contacto comigo.


E vocês? O que acharam do artigo? Que tipo de estratégias usam para ultrapassar a timidez?


Sem comentários:

Enviar um comentário