8 Dicas para gerir melhor o tempo


O tempo passa depressa e vale ouro. Quando não conseguimos equilibrar a vida pessoal e profissional, muitas vezes isso afecta a auto-estima, a forma como a pessoa se sente e por vez há quem sinta que só vive para o trabalho. 

Gerir o tempo, o nosso tempo, não é fácil, actualmente estar ocupado é visto como um “status social”. Tenho notado ao crescer, que quanto mais crescidos somos, cada vez menos estamos juntos ou combinamos com o(a)s amigo(a)s. Acho que é um problema geral que todos se queixam, embora não seja propositado. A verdade é que a vida e circunstâncias mudam, alguém muda de casa, de escola ou de trabalho, casa, tem filhos e por aí fora. 

Contudo, é tudo uma questão de prioridades, quem realmente quer e tem vontade manda mensagem ou liga ao outro e tenta arranjar uma maneira. Ninguém é ocupado 24 horas por dia. Eis algumas dicas que te podem ajudar a gerir o tempo:

   1 - Prepara-te para o dia de amanhã na véspera

Costumas levar comida de casa e almoças no trabalho? Prepara a marmita para levares. Eu para poupar neurónios e não gastar tempo a pensar se vou precisar de garfo e faca ou colher, levo sempre esses talheres juntamente com uma colher de sobremesa. Assim nunca há crise. Depois adianto o máximo possível: por exemplo, se me aborrecer a descascar fruta na hora, preparo-a logo, assim como uma salada. À noite por vezes faço logo 2 doses, uma para comer ao jantar e outra para o almoço do dia seguinte. Coloco nos tupperwares e guardo no frigorifico.

Não sei se resulta contigo, mas gosto de apontar quando preciso de levar mais alguma coisa, assim não me esqueço.

Também costumo decidir e tirar do roupeiro a roupa que quero vestir no dia seguinte (é sempre bom confirmar se está lá, por vezes andas a pensar vestir uma roupa e afinal de contas ainda está suja ou no monte de roupa para passar). Escolher a roupa logo de véspera, não é regra. É mais uma segurança para o drama: “O que é que visto?” Por vezes mudo de ideias e gosto de improvisar de manhã. Teres o teu próprio estilo já definido também é uma ajuda na hora de escolher o que vestir. Já reparaste que as pessoas influentes tipo o Mark Zuckerberg, parecem usar quase sempre a mesma roupa? Eles usam roupas parecidas para evitarem gastar tempo a pensar nisso...

2 - Define um horário para te despachares

Estabelece um período de tempo para te vestires, tomar pequeno-almoço, etc…
Assim torna-se mais fácil de começares uma rotina e de a cumprires. Além de teres mais noção do tempo que precisar para acordar e conseguir chegar a horas.

3 - Escolhe um local para guardares os teus objectos pessoais e coloca-los sempre no mesmo sítio

Por exemplo, depois de ter o cabelo seco, uma das primeiras coisas que faço é colocar o implante no ouvido. Por norma está dentro de um desumidificador ou de uma caixinha específica. A mesma coisa acontece com o aparelho auditivo.

A última coisa que precisamos de manhã, é perder tempo à procura de alguma coisa, especialmente algo que é-nos essencial à qualidade de vida. O mesmo se aplica a objectos como óculos, guardá-los numa caixinha ou na mesinha de cabeceira é um bom lugar.

4 – Se possível tira 5 minutos da tua manhã para arrumar alguma coisa

Como tenho um horário sempre fixo de trabalho e só estou em casa ao final da tarde, quando não me atraso tento sempre fazer no mínimo 2 pequenas tarefas: faço logo a cama e depois de tomar o pequeno-almoço, arrumo o que sujei. Tem dias em que consigo fazer mais e aproveito, como dar um jeito rápido ao quarto. Muitos de vocês podem pensar que é perda de tempo e que não conseguem fazer isso de manhã. Eu também pensava assim, mas a verdade é que se isso for feito no início do dia, chegar a casa e ter a cama feita dá um impacto completamente diferente de ver as coisas desarrumadas. Obviamente que conseguir fazer isto depende muito da pessoa, se vive sozinho ou com família, etc… O ideal é tentar arrumar todos os dias um bocado, seja em que altura do dia for e num dia de semana fazer uma limpeza mais geral, por exemplo. Quem vive na cidade, acho que deve ter a vida um pouco mais facilitada, provavelmente só deve precisar de aspirar uma ou duas vezes por semana. As casas não ficam tão sujas como quando se vive no campo, em que a casa está mais exposta ao vento e pó, tem de ser aspirada quase todos os dias.

5 - No trabalho, faz o melhor que puderes e não leves as preocupações para casa

Acho que o trabalho, anda de mão dada com a vida pessoal, pois parece que quando uma coisa não corre bem, acaba por afectar a outra. Há trabalhos com mais gasto físicos e outros psicológico. O meu é o segundo, trabalho em design gráfico, as pessoas pensam que é estar no computador a “brincar”. Mas não, é tudo a fugir. 90% dos prazos dos trabalhos são para ontem, hoje e amanhã. Envolve uma ginástica grande gerir os trabalhos que recebo e se não manter a calma, é muito fácil ficar maluca. Também é um trabalho que requer tomar muitas decisões a nível de cores, tipos de letra, imagens, composição gráfica. Fazer uma coisa bonita, mas não perder muito tempo com isso. Passar para o papel o que o cliente imaginou. Apresentar uma proposta quando a pessoa não sabe o que quer. Envolve também muita comunicação, se não falares com um colega de outro departamento, podes correr o risco de o trabalho não ficar bem feito.  Numa área como esta, os trabalhos rápidos são tratados de manhã e os maiores e que requerem mais atenção ao detalhe durante a tarde. Isso num dia “calmo”, por norma guiamo-nos pelo que é urgente.

Temos aquele intervalo de tempo a trabalhar, é manter a calma, respirar fundo, fazer o que conseguirmos. Já passamos lá a vida, por isso quando saímos é preferível não pensar mais no que temos de fazer ou no que não conseguimos. E como é que eu faço isso? Perguntas tu. Olha, começa por pensar que perderes tempo a preocupar-te não vai resolver nada e queres mesmo desperdiçar energias a fazer isso em vez de tentares descansar ou fazer alguma coisa que gostas? Segundo, ninguém consegue fazer tudo num dia. Terceiro, vai aprendendo e tenta organizar-te da forma que achas mais produtiva.

6 - Planeia as tuas viagens e saídas

O tempo é escasso, usa-o de forma inteligente, evitando deslocações desnecessárias.
Imagina que numa tarde, vais aos CTT ou ao supermercado, pensa no que há lá perto e que podes fazer logo nessa viagem, evitando ter de ir lá a propósito. 

Combina consultas e actividades sempre no mesmo dia de semana, é uma estratégia para te lembrares de que precisas de fazer isso e também acabas por reservar algumas horas para isso. Exemplo: Consulta de Reiki às segundas e ir ao supermercado só aos domingos.

7 – Gasta tempo e energia no que te interessa

Não digas sim a todos os convites, ou vás a X concerto só porque o(a) amigo(a) A ou B, quis e te pediu para lhe fazeres companhia. Essa pessoa merece realmente a tua atenção? Costuma fazer alguma coisa por ti? Preocupa-se? Apoia-te? Queres ir realmente ao concerto? Gostas da banda? Tens interesse ou curiosidade em ouvi-la? Pensa nisso, queres mesmo ir ou há outra coisa que desejes mesmo fazer e achas que o tempo seria mais produtivo e útil se te dedicares a isso? 

Pode parecer parvo pensar nisso, mas se tens pouco tempo para ti, mais vale ser aproveitar na qualidade e não na quantidade.

8 – Usa e abusa da agenda

Hoje em dia vivemos num ritmo acelerado, com muita informação. Já te aconteceu veres uma informação interessante numa rede social e depois já não te lembrares onde a viste? Somos demasiado bombardeados e isso afecta a nossa memória. Por isso, ter uma agenda física ou digital é bom para apontar as coisas, sem teres a preocupação de gravar no cérebro. Pessoalmente, prefiro escrever à mão do que apontar no telemóvel. Hoje em dia, há agendas muito giras e podem também servir de motivação através do seu design e frases. Como trabalho em design gosto de criar a minha própria agenda personalizada, com fotos ou frases inspiradoras.

Estas são algumas dicas que acho que são essenciais para gerir o tempo no nosso dia-a-dia. Claro que nem sempre o consigo fazer, mas quando é possível, sabe bem ter a vida organizada.

E tu? Gostaste das dicas? Tens alguma sugestão?

Sem comentários:

Enviar um comentário