Despertai a pessoa boazona que há em ti: 7 Dicas para ultrapassar o stress da preparação para saídas à noite



Tens uma saída combinada, mas sinceramente só te apetece ficar em casa, sentado(a) no sofá, no quentinho e ver um filme. Não desmarcas, porque já te comprometeste com o teu amigo(a). Olhas para o espelho e não sabes bem por onde começar ou que raio hás-de vestir.

A verdade é que te sentes meio inchado(a) e em baixo de forma. Parece difícil de te vires a sentir bem contigo próprio(a) nas próximas horas. Mas tens de tentar, vais ver quando te começares a arranjar e te mimares talvez te vejas com outros olhos.
Ora, vamos lá….

1 - Despacha-te com algum tempo de antecedência

Assim podes fazer tudo com calma e se estiveres indeciso(a) com alguma coisa, tens tempo para pensar, experimentar e decidir. É também uma forma de te sentires no controlo e contornares o stress ou o facto de te sentires mais desanimado(a).

2- Começa pelo que é urgente e que te incomoda mais

Precisas de tomar banho? Fazer a depilação? A barba está feia e a precisar de ser aparada? Cabelo? Sobrancelhas rebeldes e a precisar de uma pinça? Vai logo directo(a) para essa tarefa…
Bem… Já está um pouco melhor, sentes-te mais apresentável.

3- O que é que eu visto?
Agora vamos à roupa… Já sabes o que vestir? Look casual ou algo mais chique? Pensa no sítio para onde vais e o que achas mais adequado para a ocasião.

Se pretendes um visual mais elegante, lê estes links que seleccionei:



Espero que estes recursos sejam bons guias e um complemento para a tua auto-estima. Seleccionei informação um pouco mais alargada para tipo de corpos e pessoas diferentes.

O objectivo é servirem como inspiração para adaptares ao teu estilo. Caso aches alguns looks demasiado “normais” e um bocado “pãozinho sem sal”, podes dar um toque mais original e excêntrico com acessórios que gostes (mala, lenço, colar, etc) ou mesmo com uma peça de roupa que se destaque (com padrão ou imagem).

Procuras um estilo alternativo e irreverente? Vê o site do Get Chic da Jennifer Guerreiro
Experimenta o que te apetecer, até te sentires confortável. Hum… Ainda com dúvidas? Deixa essa última que tens vestida e passa para a maquilhagem/perfume ou cabelo.

4- Usa roupas que gostes, mas que também te façam sentir bem

Num dia de saída, acho que o principal é nos sentirmos bem e confortáveis. De nada serve levar uma camisa justíssima ou uns saltos altíssimos se não te sentes bem ou não consegues andar bem com isso. Isso irá transparecer em ti e na tua confiança. Se porventura, quiseres mudar o teu estilo, começar a usar salto alto, mas está nervosa e não queres passar vergonhas, começa aos poucos… Usa tacões pequenos ou sandálias de cunha e depois vais fazendo a transição. Aproveita os tempos livres em casa para treinares.
Caso já sejas uma expert a usar saltos, escolhe os mais giros e força!

5- Tens espelho de corpo inteiro? Tira partido dele

Admito… sou fã de espelhos de corpo inteiro e não saio de casa sem um vislumbre completo. (Mas só em casa ahah, nas lojas não sei porquê acho que os espelhos diferentes e não me sinto assim tão favorecida com o vejo no reflexo).
A grande vantagem de ter um espelho de corpo inteiro é que podes ver tudo o que estás a usar e combinares melhor. Indeciso(a) com os sapatos? Escolhe 2 e calça um em cada pé. Olha para ti de frente e de perfil várias vezes. Assim torna-se mais fácil de decidir quais gostas mais.
Depois da maquilhagem e de dares um retoque no cabelo com os produtos, sentes-te um pouco(a) mais seguro(a). Estás melhor do que imaginavas. Olhas ao espelho e pensas que se fosses outra pessoa, até te atiravas a ti. Decides que não tens mais paciência para trocar de roupa, além disso já estás quentinho(a) e confortável com essa que tens vestido(a). Por sinal até é bem gira.

Calças os sapatos que achas que melhor combinam com a roupa. Estás pronto(a) para arrasar!

6 – Mais do que a roupa, boa postura e um sorriso fazem magia!

Andar direito e de cabeça erguida, olhar as pessoas nos olhos de vez em quanto, ter a roupa bem arrumada e assente no corpo. São gestos que fazem a diferença. Uma coisa que detesto profundamente, no dia-a-dia é quando alguém se baixa e fica com o rego do rabo à mostra. Já repararam que quando vem o canalizador ou o electricista acontece quase sempre isso? Usar uma t-shirt por baixo entalada nas calças, um cinto ou uma blusa mais comprida evitam esse problema.  Ou usar calças de cintura subida. Aí junta-se o útil ao agradável, porque disfarça uma das zonas fatais (zonas do corpo que quando te descuidas com alimentação são mais afectadas). Se o teu caso for como o meu, é a barriga.
Acima de tudo disfruta das saídas, tenta divertir-te, distrair a cabeça… Se te sentires com vontade para isso, sorri para as pessoas que estão contigo e mete um pouco de conversa.


7- Descobre o que te favorece e cria âncoras (estratégias/hábitos) para te sentires melhor contigo próprio(a).

As minha âncoras são estas:
Cabelo encaracolado solto+look confortável/chique (conforme a ocasião)+ maquilhagem simples+perfume+desodorizante+botas salto alto/sapatos confortáveis.  E pronto, tá a magia feita!

Por acaso gosto de maquilhagem, mas sou uma grande naba a maquilhar-me. Não tenho muito jeito nem paciência para colocar vários produtos na cara. Adoro ver outras raparigas com batom cor vinho tinto ou vermelho, mas quando uso em mim não gosto. Basicamente sinto-me uma vampira com os lábios inchados e acho que não me favorece. Talvez em mim o rosa favoreça mais.

A minha estratégia no que toca a maquilhagem é usar algo muito simples e básico que me dê um pouco de “brilho” à minha pessoa (rímel, lápis e gloss rosa com brilho/labello rosa). Uso às vezes no trabalho e quando saio, mas não faço disso um ritual diário.  

Acho que parte da nossa auto-estima e auto-aceitação, envolve também nos sentirmos confortáveis na nossa pele. Sem máscaras nem maquilhagem. 

Eu costumava ver um programa de mudanças de visual chamado “Love, Lust or Run”. As participantes à primeira vista eram pessoas confiantes e com um look excêntrico. Mas muitas vezes o que vestiam não refletiam a pessoa que eram. Havia uma etapa da transformação de visual em que tinham de se despir, tirar a maquilhagem e vestir um robe. Quando a Stacy London, a apresentadora, se aproximava das concorrentes, a reacção delas era unânime: Todas se sentiam feias sem maquilhagem. Eu achava isso um bocado triste. E decidi que não queria ser como essas mulheres que só se sentiam bem com maquilhagem. Não é algo fácil, encontrar esse equilíbrio de nos sentirmos bem connosco próprios. 

Pode parecer mentira, mas deu-me mais trabalho conquistar-me a mim própria e gostar de ser quem sou do que de algum rapaz que eu tenha conhecido. Dá trabalho gostarmos de nós, mas quando o conseguimos é gratificante. E naqueles dias em que me atraso e não tenho tempo para me maquilhar, é tão bom pensar: “Que se lixe! Eu sou bonita, não preciso de maquilhagem para nada”!

E vocês? Reviram-se no artigo? Têm alguma sugestão ou dificuldade no que toca a preparação para saídas?

Sem comentários:

Enviar um comentário